DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO CRÍTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Keywords:
Criticidade, Ensino Médio, Escola Sem Partido, Prática DocenteAbstract
Hoje, torna-se necessária a discussão sobre a importância de a escola formar alunos críticos, protagonistas e autônomos, que possam analisar a sua realidade e nela intervir, caso seja necessário. Este artigo, baseado em pesquisa descritiva de delineamento qualitativo, teve como objetivo: compreender como professores do Ensino Médio, em suas práticas educativas, contribuem para desenvolver a criticidade nos seus alunos. A produção de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada que contou com a participação de 3 professoras de História de escolas públicas de uma cidade do interior da Bahia. Os dados produzidos foram analisados com a ajuda da Técnica Análise de Conteúdos do tipo temática. Os resultados indicam que as professoras que participaram da pesquisa defendem práticas de ensino pautadas na resistência ao que é imposto pelo projeto Escola Sem Partido, para que os alunos e professores usufruam de seus direitos fundamentais ao debate, à livre expressão e ao ensino de qualidade.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.