DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO CRÍTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Deyse Oliveira Gomes Uneb
  • Marinalva Lopes Ribeiro Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

Criticidade, Ensino Médio, Escola Sem Partido, Prática Docente

Resumen

Hoje, torna-se necessária a discussão sobre a importância de a escola formar alunos críticos, protagonistas e autônomos, que possam analisar a sua realidade e nela intervir, caso seja necessário. Este artigo, baseado em pesquisa descritiva de delineamento qualitativo, teve como objetivo: compreender como professores do Ensino Médio, em suas práticas educativas, contribuem para desenvolver a criticidade nos seus alunos. A produção de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada que contou com a participação de 3 professoras de História de escolas públicas de uma cidade do interior da Bahia. Os dados produzidos foram analisados com a ajuda da Técnica Análise de Conteúdos do tipo temática. Os resultados indicam que as professoras que participaram da pesquisa defendem práticas de ensino pautadas na resistência ao que é imposto pelo projeto Escola Sem Partido, para que os alunos e professores usufruam de seus direitos fundamentais ao debate, à livre expressão e ao ensino de qualidade. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Deyse Oliveira Gomes, Uneb

    Possui graduação em Letras com Inglês pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialização em Metologia do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade Batista de Minas Gerais e mestranda no Programa de pós- Graduação em Estudo de Linguagens/ PPGEL- UNEB. É professora da Educação Básica da rede estadual da Bahia.

  • Marinalva Lopes Ribeiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1974), graduação em Pedagogia pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1976), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1991), Doutorado em Educação pela Université de Sherbrooke, Canadá (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é Professora Plena aposentada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS e Vice-Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU). É pesquisadora da área de educação, tendo orientado diversos estudantes de Mestrado, cujos objetos de interesse têm sido aqueles relacionados à pedagogia universitária, representações sociais, desenvolvimento profissional docente, identidade docente, relação entre professores e estudantes e afetividade.

Publicado

2021-04-05

Cómo citar

DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO CRÍTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. (2021). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(24), 40-68. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1122

Artículos similares

1-10 de 438

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.