DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO CRÍTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Palabras clave:
Criticidade, Ensino Médio, Escola Sem Partido, Prática DocenteResumen
Hoje, torna-se necessária a discussão sobre a importância de a escola formar alunos críticos, protagonistas e autônomos, que possam analisar a sua realidade e nela intervir, caso seja necessário. Este artigo, baseado em pesquisa descritiva de delineamento qualitativo, teve como objetivo: compreender como professores do Ensino Médio, em suas práticas educativas, contribuem para desenvolver a criticidade nos seus alunos. A produção de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada que contou com a participação de 3 professoras de História de escolas públicas de uma cidade do interior da Bahia. Os dados produzidos foram analisados com a ajuda da Técnica Análise de Conteúdos do tipo temática. Os resultados indicam que as professoras que participaram da pesquisa defendem práticas de ensino pautadas na resistência ao que é imposto pelo projeto Escola Sem Partido, para que os alunos e professores usufruam de seus direitos fundamentais ao debate, à livre expressão e ao ensino de qualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.