O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA

UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO

Authors

  • Adriana Nogueira de Oliveira Universidade Estadual do Ceará
  • Brasiliana Diniz da Silva Cruz Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Carolina Costa Pereira
  • Ivoneide Pinheiro de Lima

Keywords:

Ensino de Matemática., Formação do Pedagogo., Prática de Ensino

Abstract

Este artigo apresenta reflexões acerca de conhecimentos
matemáticos presentes na formação inicial do pedagogo e sua relação
com a constituição da prática de ensino de matemática. Por meio de
uma abordagem qualitativa, utilizamos o método estudo de caso,
aplicando um questionário a sete pedagogas que lecionam na
educação básica. A partir disso, construímos as reflexões sobre
processo de formação do pedagogo e a construção das práticas
exercidas na sala de aula para o enfrentamento dos desafios para
lecionar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As
narrativas apresentadas evidenciaram que a formação inicial das
professoras deixou lacunas no que diz respeito ao ensino de
matemática, como também, contribuiu para adoção de práticas de
ensino que tem como reflexo a metodologia com a qual aprenderam.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-04-03

How to Cite

NOGUEIRA DE OLIVEIRA, Adriana; DINIZ DA SILVA CRUZ, Brasiliana; COSTA PEREIRA, Ana Carolina; PINHEIRO DE LIMA, Ivoneide. O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 607–628, 2021. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1491. Acesso em: 2 aug. 2025.