O DESAFIO DE ENSINAR MATEMÁTICA
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PEDAGOGO
Mots-clés :
Ensino de Matemática., Formação do Pedagogo., Prática de EnsinoRésumé
Este artigo apresenta reflexões acerca de conhecimentos
matemáticos presentes na formação inicial do pedagogo e sua relação
com a constituição da prática de ensino de matemática. Por meio de
uma abordagem qualitativa, utilizamos o método estudo de caso,
aplicando um questionário a sete pedagogas que lecionam na
educação básica. A partir disso, construímos as reflexões sobre
processo de formação do pedagogo e a construção das práticas
exercidas na sala de aula para o enfrentamento dos desafios para
lecionar matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As
narrativas apresentadas evidenciaram que a formação inicial das
professoras deixou lacunas no que diz respeito ao ensino de
matemática, como também, contribuiu para adoção de práticas de
ensino que tem como reflexo a metodologia com a qual aprenderam.
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© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2021
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