ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11657632Keywords:
Ensino remoto, Saúde mental, TecnologiaAbstract
Durante o isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19, o ensino remoto passou a substituir o ensino presencial. Desta forma, o presente estudo buscou compreender a relação entre a saúde mental de professores da educação básica e o ensino remoto, bem como analisar os desafios enfrentados pelos professores para lidar com as tecnologias e descrever quais foram as estratégias utilizadas pelos professores para o cuidado a sua saúde mental. Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo e exploratório, sobre a perspectiva quanti-qualitativa com 6 professores, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A pesquisa foi iniciada apenas após a submissão e aprovação pelo comitê de ética do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP/PE sob o parecer com protocolo nº 5.307.582 e CAAE 55947421.4.0000.5201. A análise textual foi realizada pelo software Iramuteq por meio da Análise de Estatísticas Textuais e a Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados organizaram-se em seis classes: Saúde mental, Relações dos professores com pais e alunos, suporte técnico e formações dos professores, Retorno no ensino híbrido, Interfaces trabalho-família e uso das tecnologias. Conclui-se que as mudanças ocasionadas pela pandemia e os desafios imposto pelo ensino remoto, trouxeram implicações na saúde mental do docente, ocasionando o agravamento de problemas como ansiedade, estresse e fadiga.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.