INOVAÇÕES EDUCATIVAS NA DIMENSÃO DE CURRÍCULO
UMA PROPOSTA PARA ITINERÁRIOS FORMATIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11237441Keywords:
Empreendedorismo social, Projeto de vida, Novo Ensino MédioAbstract
O Novo Ensino Médio, que passou a vigorar como obrigatório a partir de 2022 e que foi suspenso em 2023, tem sido alvo de questionamentos e dúvidas. A presença do empreendedorismo entre os eixos estruturantes dos Itinerários Formativos é uma das questões que levanta receios e críticas. Há uma desconfiança em relação ao aparente caráter neoliberal deste novo modelo e ao possível foco na formação de uma mão de obra tecnicista, o que pode levar a um reforço de desigualdade entre escolas públicas e privadas e de um sistema pautado no pensamento acrítico e excessivamente focado em produtividade e desempenho. Este trabalho entende essas críticas como importantes pontos de atenção e, levando-as em conta, busca fazer uma análise de caminhos possíveis para que esses perigos reais sejam potencialmente contornados e os receios não venham a se tornar realidade. Por meio de uma discussão teórica entre o campo do empreendedorismo e da educação, buscamos contribuir para responder a pergunta: como trabalhar o empreendedorismo nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio visando a diminuição de desigualdades sociais? O trabalho aponta os seguintes pontos a serem observados: clareza conceitual sobre a concepção de empreendedorismo e competências empreendedoras; conexão entre empreendedorismo e projeto de vida; e, adequação das metodologias a serem utilizadas para se trabalhar este eixo.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.