AÇÃO EDUCATIVA NO MUSEU E NA CIDADE

O ROTEIRO “CAMINHOS DA DIVERSIDADE” NA CIDADE DE ARROIO GRANDE/RS/BRASIL

Authors

  • Cristiane Miritz UFPel
  • Franciéle Soares Universidade Federal de Pelotas
  • Henry Infante Universidade Federal de Pelotas
  • Heron Moreira UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13137488

Keywords:

Roteiro, Museu, Patrimônio histórico, Ação cultural

Abstract

O roteiro “Caminhos da Diversidade” é uma ação cultural descentralizada do Museu Visconde de Mauá na cidade de Arroio Grande/RS e compreende uma série de locais ou pontos específicos para serem percorridos em um roteiro planejado para abordar a história e a diversidade étnica-racial através da visita a pontos históricos e/ou patrimoniais na cidade em comemoração aos 150 anos de emancipação e a 21ª Semana Nacional dos Museus, como uma ação que envolveu cerca de 1.000 alunos e professores da rede escolar do município e 15 discentes (mestrandos e doutorandos) do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultura da Universidade Federal de Pelotas, promovendo o compartilhamento de conhecimentos acerca da diversidade dos povos formadores da cidade de Arroio Grande/RS.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Cristiane Miritz, UFPel

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio

    Cultural Universidade Federal de Pelotas - UFPel

  • Franciéle Soares, Universidade Federal de Pelotas

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural - Universidade Federal de Pelotas; Tecnóloga em Gestão do Turismo - Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão; Coordenadora de Memória e Patrimônio do Município de Arroio Grande/RS.

  • Henry Infante, Universidade Federal de Pelotas

    Professor visitante da CAPES no PPG de Antropologia da Universidade Federal do Paraná. Ele é Licenciado em Educação, graduado pela Universidad Central de Venezuela (2005), com Pós-Graduação em Telemática e Ciência da Computação em Educação a Distância, Universidad Nacional Abierta - Venezuela (2010), Especialista em Educação Indígena pela Universidad Nacional Experimental del Magisterio Samuel Robinson (2023), Doutor em Cultura e Arte para a América Latina e o Caribe (2019) e Pós-doutorado em Crescimento Espiritual, ambas formações pela Universidade Pedagógica Experimental Libertador Instituto Pedagógico de Caracas (UPEL-IPC). Em 2021 atuou como Professor Visitante pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst German (DAAD) e Acadêmico Subsidiado pelo Estipêndio de Baden-Württemberg na Geschäftsführerin wissenschaftliche Koordinatorin Heidelberger Graduiertenschule für Geistes- und Sozialwissenschaften (HGGS) da Universität Heidelberg (Alemanha). É também uma Referência Musical Nacional do Sistema de Culturas Populares e Étnicas da Venezuela. Como pesquisador está ligado ao Centro de Pesquisa Cultural "Mariano Picón Salas" (CIMAPISA), Venezuela desde 2014, no Brasil - Rio Grande do Sul, faz parte da Linha de Pesquisa Instituições de Memória e Gestão de Acervos, e também faz parte do Conselho Consultivo da Fundação Grupo Parapara Cultural. Atualmente cursando o Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas.

  • Heron Moreira, UFPel

    Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas (2013). Atualmente é Museólogo da Rede de Museus, Memória e Patrimônio da Secretaria de Cultura de Arroio Grande/RS: Museu Visconde de Mauá, Pinacoteca Paulo Peres, Memorial Basílio Conceição, Memorial do Carnaval e Centro Cultural Açoriano. É Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial - COMPIR Arroio Grande/RS e Conselheiro Vice-Presidente do Conselho Regional de Museologia da 3 Região/Rio Grande do Sul - COREM 3R. Tem experiência na área de Museologia, com ênfase em Museologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: história regional, patrimônio cultural comunitário, memoria social e identidade, museologia e comunidade.

Published

2024-04-20

Issue

Section

Relatos de Experiências

How to Cite

AÇÃO EDUCATIVA NO MUSEU E NA CIDADE: O ROTEIRO “CAMINHOS DA DIVERSIDADE” NA CIDADE DE ARROIO GRANDE/RS/BRASIL. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), R02 01-16. https://doi.org/10.5281/zenodo.13137488

Similar Articles

41-50 of 279

You may also start an advanced similarity search for this article.