ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO ESCOLAR
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CLIMA ESCOLAR E A CARACTERIZAÇÃO DISCENTE DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ANOS INICIAIS EM SÃO CARLOS - SP
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.13624885Keywords:
Estágio supervisionado, Gestão escolar, Clima escolar, Estudantes, Avaliação externaAbstract
O presente relato é resultante das experiências de estudantes de graduação no contexto do Estágio Supervisionado em Administração Escolar nos Ensinos Fundamental e Médio — disciplina do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos —, em 2023. O campo de inserção tratou-se de uma escola pública estadual paulista de Ensino Fundamental I, do município de São Carlos/SP, com o intuito de acompanhar, compreender e contribuir com o trabalho da equipe gestora. O estágio centrou-se no acompanhamento das atividades da coordenação pedagógica e na observação das ações cotidianas dos sujeitos escolares, tendo em vista a delimitação prévia de dois focos de análise: o clima escolar e os estudantes. Junto à dimensão prática, os aportes teóricos da disciplina ocorreram por meio das aulas presenciais, cujas orientações e estudos coletivos forneceram maior direcionamento aos procedimentos de diálogo, registro e interpretação dos dados e experiências empreendidos em campo. Nesse sentido, objetiva-se apresentar e discutir, por um viés crítico e à luz de referencial teórico da gestão escolar, as informações obtidas sobre a escola em questão, destacando suas predominâncias e particularidades relativas às interações e relacionamentos interpessoais, bem como em termos de seu alunado, com ênfase no lugar ocupado pelas avaliações externas refletidas em sua caracterização. As discussões indicam que cada realidade escolar, embora seja possível fazer aproximações ou verificar distanciamentos em relação a outras, é única, complexa e não revelada instantaneamente. Assim, avalia-se a posição dos estagiários, uma vez atores externos, frente à equipe gestora e o cuidado ao desenvolver conclusões definitivas.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.