CONHECIMENTO DOS INTERNOS DE MEDICINA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.14601298Keywords:
Conhecimento, Medicina, Estudantes de Medicina, Internato e Residência, Transtorno do Espectro AutistaAbstract
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica complexa que afeta o desenvolvimento social, comportamental e comunicativo dos indivíduos. O conhecimento dos internos de medicina sobre o TEA é fundamental para proporcionar um atendimento adequado a esses indivíduos. Diante disso, este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento de internos de medicina sobre o Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de estudo quantitativo, descritivo, realizado com 39 internos do curso de Medicina. Os dados foram analisados e interpretados através da estatística descritiva simples. Os estudantes apresentam conhecimento sobre o transtorno, reconhecendo as principais características apresentadas por um sujeito com o TEA. Destaca-se, ainda, que a realização de leituras cientificas acerca do tema e atividades curriculares durante a graduação foram as principais fontes de informação utilizadas pelos estudantes na aquisição de conhecimento sobre TEA. Foi constatado que o preparo ofertado pela universidade para estes estudantes assistirem os usuários com TEA é insuficiente, e estes internos informaram ainda, consideram que é de suma importância que haja uma preparação por parte da universidade. Além disso, a maioria dos estudantes apresentam inseguranças para assistirem uma pessoa com TEA. A maioria dos internos não tem opinião formada ou não tem interesse em trabalhar de forma especializada e direcionada às pessoas com TEA. Nesse sentido, faz-se oportuno abordar sobre TEA ainda na graduação em medicina, levando em consideração sua prevalência e complexidade, para que, assim, esses estudantes e futuros profissionais, tenham mais conhecimento e segurança para a prestação de um cuidado ético e baseado em evidências voltado às pessoas com TEA nos diversos âmbitos de atenção à saúde.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

