CONHECIMENTO DOS INTERNOS DE MEDICINA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)

Autores

  • Millena Fontes Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alyssandra Maria Lima Rodrigues Maia Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Amanda Metsa da Silva Cardoso Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Aurea Christina de Lima Ferreira Prazeres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Marcelino Maia Bessa Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Conhecimento, Medicina, Estudantes de Medicina, Internato e Residência, Transtorno do Espectro Autista

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica complexa que afeta o desenvolvimento social, comportamental e comunicativo dos indivíduos. O conhecimento dos internos de medicina sobre o TEA é fundamental para proporcionar um atendimento adequado a esses indivíduos. Diante disso, este estudo tem como objetivo avaliar o conhecimento de internos de medicina sobre o Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de estudo quantitativo, descritivo, realizado com 39 internos do curso de Medicina. Os dados foram analisados e interpretados através da estatística descritiva simples. Os estudantes apresentam conhecimento sobre o transtorno, reconhecendo as principais características apresentadas por um sujeito com o TEA. Destaca-se, ainda, que a realização de leituras cientificas acerca do tema e atividades curriculares durante a graduação foram as principais fontes de informação utilizadas pelos estudantes na aquisição de conhecimento sobre TEA. Foi constatado que o preparo ofertado pela universidade para estes estudantes assistirem os usuários com TEA é insuficiente, e estes internos informaram ainda, consideram que é de suma importância que haja uma preparação por parte da universidade. Além disso, a maioria dos estudantes apresentam inseguranças para assistirem uma pessoa com TEA. A maioria dos internos não tem opinião formada ou não tem interesse em trabalhar de forma especializada e direcionada às pessoas com TEA. Nesse sentido, faz-se oportuno abordar sobre TEA ainda na graduação em medicina, levando em consideração sua prevalência e complexidade, para que, assim, esses estudantes e futuros profissionais, tenham mais conhecimento e segurança para a prestação de um cuidado ético e baseado em evidências voltado às pessoas com TEA nos diversos âmbitos de atenção à saúde.

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Biografia do Autor

  • Millena Fontes Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Graduação em Medicina - UERN

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

     

  • Alyssandra Maria Lima Rodrigues Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Mestre e Doutora em Ciência Animal – UFERSA

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

     

  • Amanda Metsa da Silva Cardoso, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Graduação em Medicina - UERN

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

  • Aurea Christina de Lima Ferreira Prazeres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Médica Especialista em Pediatria Geral e Neurologia Pediátrica

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

  • Marcelino Maia Bessa, Universidade Estadual do Ceará

    Mestre em Saúde e Sociedade – UERN

    Universidade Estadual do Ceará – UECE

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Publicado

2025-01-05

Como Citar

CONHECIMENTO DOS INTERNOS DE MEDICINA SOBRE O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), 01-19. https://doi.org/10.5281/

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