DIMENSÕES DO LETRAMENTO MIDIÁTICO EM ENTREVISTAS NO JORNAL ESCOLAR

Authors

  • Giselle Bezerra Mesquita Dutra Universidade Federal do Ceará
  • Messias Dieb Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-1437-791X
  • Adriana Leite Limaverde Gomes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Keywords:

Entrevista, Jornal Escolar, Letramento Midiático, Clube do Jornal, Ensino Fundamental

Abstract

Na presente pesquisa, do tipo qualitativa, analisamos o gênero entrevista em jornais escolares, fundamentados nas quatro dimensões do letramento midiático de Buckingham (2010): representação, língua, produção e audiência. As entrevistas foram realizadas por estudantes de um Clube do Jornal e publicadas em três edições ao longo de 2017, em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. A análise mostra que, na representação, os estudantes refletem uma singularidade escolar, influenciada por suas vivências e interesses. Na língua, as entrevistas não seguem rigorosamente as convenções do gênero e apresentam desvios linguísticos significativos. Em termos de produção, foi observado um padrão fixo de perguntas aos entrevistados, com a presença constante de um professor orientador. Em relação à audiência, os estudantes buscam se conectar com os leitores, projetando-se neles e incluindo mensagens pessoais nas entrevistas. Em resumo, apesar das limitações técnicas, as entrevistas revelam originalidade na expressão dos estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Giselle Bezerra Mesquita Dutra, Universidade Federal do Ceará

    Doutoranda em Educação (UFC)

    Universidade Federal do Ceará

  • Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Educação (UFC)

    Docente da Universidade Federal do Ceará

  • Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Educação (UFC)

    Docente da Universidade Federal do Ceará

     

Published

2025-01-19

Issue

Section

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

How to Cite

DIMENSÕES DO LETRAMENTO MIDIÁTICO EM ENTREVISTAS NO JORNAL ESCOLAR. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D26 01-20. https://doi.org/10.5281/

Similar Articles

1-10 of 410

You may also start an advanced similarity search for this article.