DIMENSÕES DO LETRAMENTO MIDIÁTICO EM ENTREVISTAS NO JORNAL ESCOLAR

Autores

  • Giselle Bezerra Mesquita Dutra Universidade Federal do Ceará
  • Messias Dieb Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-1437-791X
  • Adriana Leite Limaverde Gomes Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Entrevista, Jornal Escolar, Letramento Midiático, Clube do Jornal, Ensino Fundamental

Resumo

Na presente pesquisa, do tipo qualitativa, analisamos o gênero entrevista em jornais escolares, fundamentados nas quatro dimensões do letramento midiático de Buckingham (2010): representação, língua, produção e audiência. As entrevistas foram realizadas por estudantes de um Clube do Jornal e publicadas em três edições ao longo de 2017, em uma escola pública de Fortaleza, Ceará. A análise mostra que, na representação, os estudantes refletem uma singularidade escolar, influenciada por suas vivências e interesses. Na língua, as entrevistas não seguem rigorosamente as convenções do gênero e apresentam desvios linguísticos significativos. Em termos de produção, foi observado um padrão fixo de perguntas aos entrevistados, com a presença constante de um professor orientador. Em relação à audiência, os estudantes buscam se conectar com os leitores, projetando-se neles e incluindo mensagens pessoais nas entrevistas. Em resumo, apesar das limitações técnicas, as entrevistas revelam originalidade na expressão dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Giselle Bezerra Mesquita Dutra, Universidade Federal do Ceará

    Doutoranda em Educação (UFC)

    Universidade Federal do Ceará

  • Messias Dieb, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Educação (UFC)

    Docente da Universidade Federal do Ceará

  • Adriana Leite Limaverde Gomes, Universidade Federal do Ceará

    Doutora em Educação (UFC)

    Docente da Universidade Federal do Ceará

     

Publicado

2025-01-19

Edição

Secção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

DIMENSÕES DO LETRAMENTO MIDIÁTICO EM ENTREVISTAS NO JORNAL ESCOLAR. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D26 01-20. https://doi.org/10.5281/

Artigos Similares

1-10 de 410

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.