CONTRIBUIÇÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PARA (RE)PENSAR O ENSINO DA IMUNOLOGIA

Authors

  • Iukary Takenami Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) https://orcid.org/0000-0001-5660-7766
  • Maria Augusta Vasconcelos Palácio Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Keywords:

Imunologia, Currículo, Educação Médica, Ensino Superior

Abstract

A Imunologia é uma ciência caracterizada como complexa e de difícil domínio, pois exige do discente um diálogo entre os diferentes saberes de forma multi, inter e transdisciplinar para fins de melhor compreensão e aplicabilidade. Nos currículos tradicionais, o ensino da Imunologia preconiza a memorização de conteúdos, sem aplicações práticas e sem significado para o cotidiano do discente. No entanto, a incorporação de estratégias inovadoras tem facilitado o processo de ensino-aprendizagem, potencializando a cognição do sujeito na perspectiva do aprender, mesmo que este esteja matriculado em um modelo de ensino tradicional. Por outro lado, as metodologias ativas de aprendizagem mostram-se mais promissoras na (re)construção dos conceitos e aplicações da Imunologia, pois permitiu a integralidade e interdisciplinaridade de seus significados e representações, notadamente por meio da incorporação dos aspectos imunológicos em situações-problema e/ou por meio de práticas que valorizem a educação científica e tecnológica na formação de cidadãos conscientes, críticos e reflexivos do papel da Imunologia no desenvolvimento da sociedade. A formação de profissionais médicos e de outras profissões da saúde deve convergir para o desenvolvendo habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, de modo a permitir um olhar holístico do sujeito e do processo saúde-doença, considerando seus significados e representações para uma formação profissional mais qualificada.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Iukary Takenami, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz). Docente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Published

2023-06-11

How to Cite

Takenami, I., & Vasconcelos Palácio, M. A. (2023). CONTRIBUIÇÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PARA (RE)PENSAR O ENSINO DA IMUNOLOGIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(30), 154–179. Retrieved from https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2163