CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA

Authors

  • Iva Autina Cavalcante Lima Santos
  • Edilane Carvalho Teles

Keywords:

Contrato didático, Ação comunicativa, Educação a distância

Abstract

Este artigo faz uma análise da perspectiva do contrato didático e da ação comunicativa em componente curricular a distância, refletindo processos implícitos e explícitos da relação professor/aluno/saber no processo de aprendizagem. Sua proposição busca superar o fazer tarefas nas ações à distância em cursos semipresenciais; De abordagem qualitativa, a metodologia pauta-se na hermenêutica das observações e registros das práticas vivenciadas, analisa as relações contratuais estabelecidas, as atividades propostas e os depoimentos de alunos coletados nos fóruns de discussão e em comentários escritos. O componente curricular apresentou as principais características do formato que constitui o “contrato didático”, de acordo com a base teórica pesquisada, onde foi verificada a ocorrência das manifestações dos discentes, demonstrando as elaborações formativas e comunicacionais das suas expectativas e a amplitude de conhecimentos advindos das relações estabelecidas entre todos os envolvidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Iva Autina Cavalcante Lima Santos

Professora do Departamento de Ciências Humanas - Pedagogia e Comunicação Social - DCH Campus III
UNEB – Juazeiro-BA

Edilane Carvalho Teles

Professora do Departamento de Ciências Humanas - Pedagogia e Comunicação Social - DCH Campus III
UNEB – Juazeiro-BA

Published

2014-07-22

How to Cite

Lima Santos, I. A. C., & Teles, E. C. (2014). CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(5). Retrieved from https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/308

Issue

Section

Artigos