CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Iva Autina Cavalcante Lima Santos
  • Edilane Carvalho Teles

Palabras clave:

Contrato didático, Ação comunicativa, Educação a distância

Resumen

Este artigo faz uma análise da perspectiva do contrato didático e da ação comunicativa em componente curricular a distância, refletindo processos implícitos e explícitos da relação professor/aluno/saber no processo de aprendizagem. Sua proposição busca superar o fazer tarefas nas ações à distância em cursos semipresenciais; De abordagem qualitativa, a metodologia pauta-se na hermenêutica das observações e registros das práticas vivenciadas, analisa as relações contratuais estabelecidas, as atividades propostas e os depoimentos de alunos coletados nos fóruns de discussão e em comentários escritos. O componente curricular apresentou as principais características do formato que constitui o “contrato didático”, de acordo com a base teórica pesquisada, onde foi verificada a ocorrência das manifestações dos discentes, demonstrando as elaborações formativas e comunicacionais das suas expectativas e a amplitude de conhecimentos advindos das relações estabelecidas entre todos os envolvidos.

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Biografía del autor/a

Iva Autina Cavalcante Lima Santos

Professora do Departamento de Ciências Humanas - Pedagogia e Comunicação Social - DCH Campus III
UNEB – Juazeiro-BA

Edilane Carvalho Teles

Professora do Departamento de Ciências Humanas - Pedagogia e Comunicação Social - DCH Campus III
UNEB – Juazeiro-BA

Publicado

2014-07-22

Cómo citar

Lima Santos, I. A. C., & Teles, E. C. (2014). CONTRATO DIDÁTICO E AÇÃO COMUNICATIVA EM COMPONENTES CURRICULARES A DISTÂNCIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(5). Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/308

Número

Sección

Artigos