REFLEXÕES SOBRE A IMPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

Authors

  • Shirley Cristina Guimarães da Silva Rios Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Fernanda Roda S. A. Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco

Keywords:

Avaliação, Ação Pedagógica, Professor

Abstract

O artigo tem como objetivo compreender a avaliação do ensino aprendizagem como embasamento para o desenvolvimento do processo educativo. Apresenta questões relacionadas à teoria e práticas de avaliação educacional, abordando suas definições conceituais, funções, dimensões e finalidades. Discute os tipos e instrumentos de avaliação mais utilizados pelos professores e como se desenvolvem na prática curricular. Propõe uma reflexão através da pesquisa, percepção e análise crítica, mostrando aspectos relevantes da ação pedagógica, por meio de um referencial que possibilite a construção de um novo olhar para os modos de avaliar. Nesse contexto, espera-se que a avaliação seja usada sempre para melhorar, nunca para eliminar, selecionar ou segregar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Shirley Cristina Guimarães da Silva Rios, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialização em Docência em Biologia – UNIVASF

Fernanda Roda S. A. Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Administração (UFPE)

Professora da UNIVASF

Published

2016-12-06

How to Cite

Rios, S. C. G. da S., & Cassundé, F. R. S. A. (2016). REFLEXÕES SOBRE A IMPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). Retrieved from https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/40

Issue

Section

Artigos