REFLEXÕES SOBRE A IMPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Shirley Cristina Guimarães da Silva Rios Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Fernanda Roda S. A. Cassundé Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

Avaliação, Ação Pedagógica, Professor

Resumen

O artigo tem como objetivo compreender a avaliação do ensino aprendizagem como embasamento para o desenvolvimento do processo educativo. Apresenta questões relacionadas à teoria e práticas de avaliação educacional, abordando suas definições conceituais, funções, dimensões e finalidades. Discute os tipos e instrumentos de avaliação mais utilizados pelos professores e como se desenvolvem na prática curricular. Propõe uma reflexão através da pesquisa, percepção e análise crítica, mostrando aspectos relevantes da ação pedagógica, por meio de um referencial que possibilite a construção de um novo olhar para os modos de avaliar. Nesse contexto, espera-se que a avaliação seja usada sempre para melhorar, nunca para eliminar, selecionar ou segregar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Shirley Cristina Guimarães da Silva Rios, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Especialização em Docência em Biologia – UNIVASF

Fernanda Roda S. A. Cassundé, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Administração (UFPE)

Professora da UNIVASF

Publicado

2016-12-06

Cómo citar

Rios, S. C. G. da S., & Cassundé, F. R. S. A. (2016). REFLEXÕES SOBRE A IMPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(11). Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/40

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.