DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CARÊNCIA ALIMENTAR EM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL
Palabras clave:
Alimentação, Carência Alimentar, Dificuldades de aprendizagem, Escolas públicas brasileiras, PsicopedagogiaResumen
No artigo é identificada a atuação do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela carência alimentar nos alunos de escolas públicas. Para tal, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica. O critério de escolha consistiu na leitura de resumos de artigos com as palavras-chave: alimentação, carência alimentar, dificuldades de aprendizagem, escolas públicas e Psicopedagogia. Em seguida, os trabalhos selecionados foram lidos na íntegra, totalizando 17 artigos. As pesquisas apontam a carência alimentar como fator determinante para a dificuldade de aprendizagem de alunos da escola pública, porém não abordam uma resolução dentro da perspectiva psicopedagógica. Constatou-se que há um número reduzido de pesquisas no campo da Psicopedagogia no tocante aos problemas de aprendizagem relacionados à má alimentação dos alunos das escolas públicas. Apesar da ausência de material bibliográfico sobre este assunto, o mesmo se mostrou relevante por tratar de questões voltadas ao social, visto que o ponto inicial para elaboração da pesquisa foi a problemática dos alunos das escolas públicas brasileiras no tocante ao acesso à merenda durante o período de isolamento social causado pela pandemia do covid-19.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.