DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CARÊNCIA ALIMENTAR EM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL

Auteurs-es

  • Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Aline Martins da Silva Ferreira Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
  • Clarisse Moreira Theberge de Araujo Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
  • Rebeka Quidute Balbino Silva Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Mots-clés :

Alimentação, Carência Alimentar, Dificuldades de aprendizagem, Escolas públicas brasileiras, Psicopedagogia

Résumé

No artigo é identificada a atuação do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela carência alimentar nos alunos de escolas públicas. Para tal, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica. O critério de escolha consistiu na leitura de resumos de artigos com as palavras-chave: alimentação, carência alimentar, dificuldades de aprendizagem, escolas públicas e Psicopedagogia. Em seguida, os trabalhos selecionados foram lidos na íntegra, totalizando 17 artigos. As pesquisas apontam a carência alimentar como fator determinante para a dificuldade de aprendizagem de alunos da escola pública, porém não abordam uma resolução dentro da perspectiva psicopedagógica. Constatou-se que há um número reduzido de pesquisas no campo da Psicopedagogia no tocante aos problemas de aprendizagem relacionados à má alimentação dos alunos das escolas públicas. Apesar da ausência de material bibliográfico sobre este assunto, o mesmo se mostrou relevante por tratar de questões voltadas ao social, visto que o ponto inicial para elaboração da pesquisa foi a problemática dos alunos das escolas públicas brasileiras no tocante ao acesso à merenda durante o período de isolamento social causado pela pandemia do covid-19.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação

Universidade Federal de Pernambuco

Aline Martins da Silva Ferreira, Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Especialista em Psicopedagogia Institucional

Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Clarisse Moreira Theberge de Araujo, Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Bióloga

Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Rebeka Quidute Balbino Silva, Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Especialista em Educação Especial

Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE

Téléchargements

Publié-e

2022-01-14

Comment citer

Fernandes da Silva Santos, T. R., Martins da Silva Ferreira, A. ., Moreira Theberge de Araujo, C., & Quidute Balbino Silva, R. (2022). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CARÊNCIA ALIMENTAR EM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 11(26), 217–244. Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1277