DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E CARÊNCIA ALIMENTAR EM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL
Palavras-chave:
Alimentação, Carência Alimentar, Dificuldades de aprendizagem, Escolas públicas brasileiras, PsicopedagogiaResumo
No artigo é identificada a atuação do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem ocasionadas pela carência alimentar nos alunos de escolas públicas. Para tal, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica. O critério de escolha consistiu na leitura de resumos de artigos com as palavras-chave: alimentação, carência alimentar, dificuldades de aprendizagem, escolas públicas e Psicopedagogia. Em seguida, os trabalhos selecionados foram lidos na íntegra, totalizando 17 artigos. As pesquisas apontam a carência alimentar como fator determinante para a dificuldade de aprendizagem de alunos da escola pública, porém não abordam uma resolução dentro da perspectiva psicopedagógica. Constatou-se que há um número reduzido de pesquisas no campo da Psicopedagogia no tocante aos problemas de aprendizagem relacionados à má alimentação dos alunos das escolas públicas. Apesar da ausência de material bibliográfico sobre este assunto, o mesmo se mostrou relevante por tratar de questões voltadas ao social, visto que o ponto inicial para elaboração da pesquisa foi a problemática dos alunos das escolas públicas brasileiras no tocante ao acesso à merenda durante o período de isolamento social causado pela pandemia do covid-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

