A LITERATURA DE CORDEL RESSIGNIFICANDO O ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS
Palabras clave:
LEITURA, LITERATURA DE CORDEL, QUÍMICA ORGÂNICA, EDUCAÇÃO ALIMENTARResumen
No decorrer dos anos o ensino da Química vem sendo aprimorado visando corresponder as necessidades de aprendizagem dos estudantes, no entanto, um problema muito recorrente no ensino que acaba comprometendo o entendimento é a leitura e interpretação textual. Essa dificuldade afeta as diversas áreas do conhecimento, mas quando se analisa esse reflexo na Química Orgânica percebe-se a dificuldade de assimilação dos conteúdos por estes serem mais teóricos e exigirem habilidades de compreensões textuais. A partir disto, o presente trabalho tem como proposta apresentar a construção de uma Literatura de Cordel utilizada para introduzir o assunto de Funções Orgânicas por meio do estudo dos macronutrientes essenciais a nutrição humana. O trabalho foi desenvolvido no Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha (CEPHAR) por duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O gênero textual foi estruturado em sextilhas, onde as rimas ocorriam nos versos pares e o tema principal foi a alimentação. Tanto a escolha do tipo textual, como o enredo da história foram escolhidos criteriosamente dado que pretendia-se trabalhar as deficiências dos estudantes e promover cultura na sala de aula por meio de um artefato regional com conteúdo vinculado a realidade dos estudantes. Neste sentido, é importante mencionar que a literatura de cordel compôs a Problematização Inicial de uma sequência didática embasada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, a qual buscava possibilitar a assimilação dos conceitos científicos à compreensão de mundo físico.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.