A LITERATURA DE CORDEL RESSIGNIFICANDO O ENSINO DAS FUNÇÕES ORGÂNICAS
Mots-clés :
LEITURA, LITERATURA DE CORDEL, QUÍMICA ORGÂNICA, EDUCAÇÃO ALIMENTARRésumé
No decorrer dos anos o ensino da Química vem sendo aprimorado visando corresponder as necessidades de aprendizagem dos estudantes, no entanto, um problema muito recorrente no ensino que acaba comprometendo o entendimento é a leitura e interpretação textual. Essa dificuldade afeta as diversas áreas do conhecimento, mas quando se analisa esse reflexo na Química Orgânica percebe-se a dificuldade de assimilação dos conteúdos por estes serem mais teóricos e exigirem habilidades de compreensões textuais. A partir disto, o presente trabalho tem como proposta apresentar a construção de uma Literatura de Cordel utilizada para introduzir o assunto de Funções Orgânicas por meio do estudo dos macronutrientes essenciais a nutrição humana. O trabalho foi desenvolvido no Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha (CEPHAR) por duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O gênero textual foi estruturado em sextilhas, onde as rimas ocorriam nos versos pares e o tema principal foi a alimentação. Tanto a escolha do tipo textual, como o enredo da história foram escolhidos criteriosamente dado que pretendia-se trabalhar as deficiências dos estudantes e promover cultura na sala de aula por meio de um artefato regional com conteúdo vinculado a realidade dos estudantes. Neste sentido, é importante mencionar que a literatura de cordel compôs a Problematização Inicial de uma sequência didática embasada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, a qual buscava possibilitar a assimilação dos conceitos científicos à compreensão de mundo físico.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.