ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.

ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA

Autores/as

  • Vanessa Campos de Lara Jakimiu Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR Campus União da Vitória

Palabras clave:

Educação, Ensino de Matemática, Conhecimento Pedagógico, Infância, Profissionalidade docente.

Resumen

ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA

O presente estudo apresenta uma discussão teórica analítica acerca do ensino de matemática para crianças a partir dos contributos da área de conhecimento da Pedagogia. Neste sentido, o estudo tem como objetivo evidenciar a importância da indissociabilidade entre os conhecimentos específicos (matemática) e os conhecimentos pedagógicos para a constituição da profissionalidade docente. Metodologicamente o estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo. Do estudo empreendido é possível concluir que o fim da educação (aprendizagem) só se concretiza quando a profissionalidade docente tem como base constitutiva a interrelação entre a apropriação da especificidade da área de conhecimento a ser ensinada (saber matemática) e a apropriação da área de conhecimento advinda do campo pedagógico (saber “ensinar” matemática).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2021-04-03

Cómo citar

CAMPOS DE LARA JAKIMIU, Vanessa. ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS UMA DISCUSSÃO PEDAGÓGICA.: ESTE MANUSCRITO FOI EXLCUIDO A PEDIDO DA AUTORA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 755–782, 2021. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1533. Acesso em: 2 aug. 2025.