A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Euristela Barreto Sodré Secretaria Municipal de Educação de Petrolina
  • Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

queixa escolar, educadores, psicologia histórico-cultural, pedagogia histórico-crítica, escola pública

Resumen

A queixa escolar é entendida como aquela centrada no processo de escolarização das crianças e adolescentes envolvendo sua família e escola. O presente trabalho teve como objetivo averiguar as concepções dos professores sobre a queixa escolar relacionado aos seus alunos das series iniciais do ensino fundamental de Juazeiro-BA. Destaca-se que esta pesquisa é um recorte da pesquisa de mestrado que buscou entender como se dá a produção da queixa escolar frente a esse público. Sendo uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, participaram 16 professores da rede pública municipal de Juazeiro-BA, que responderam um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário sociodemográfico. Os dados foram tratados com base nas diretrizes da categorização de conteúdo, proposto por Bardin (2002) e discutidos a partir da perspectiva da Psicologia histórico-cultural e da Pedagogia histórico-crítica, na sua relação dialética com o meio social historicamente situado. O estudo resultou em cinco eixos, dos quais trataremos, no presente estudo, apenas um deles, que se refere às características da queixa escolar. Menciona-se que, nesse eixo, apresenta-se a problemática de que, segundo os participantes, a ausência da família no processo escolar da criança vem implicando no fracasso escolar desta. Espera-se que essas reflexões possam estimular os professores pesquisados a pensarem sobre as queixas produzidas sobre os alunos e os elementos que se aliam ao fenômeno e, assim, poder construir um novo arcabouço interpretativo para as dificuldades no processo de escolarização dessas crianças. Considera-se, também, que as dificuldades não são exclusivas das crianças, mas articuladas a toda uma dinâmica educacional e institucional, incluindo as condições de trabalho dos professores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Euristela Barreto Sodré, Secretaria Municipal de Educação de Petrolina

    Mestre em Psicologia (UNIVASF)

    Secretaria Municipal de Educação de Juazeiro – BA

  • Lucivanda Cavalcante Borges de Sousa, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professora efetiva do curso de graduação em Psicologia e pós graduação stricto sensu em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atua na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do desenvolvimento e psicologia escolar/educacional. Tem interesse nos temas: interação social, metas de socialização e desenvolvimento infantil, parentalidade, educação e cultura. Coordena o Laboratório de Estudos sobre Desenvolvimento Infanto/juvenil e Processos Psicossociais - LEDIPPSI Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado e Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2023-09-24

Cómo citar

A QUEIXA ESCOLAR NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 232-259. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2171

Artículos similares

31-40 de 354

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.