ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES

Autores/as

  • Mirela Nayara Gomes dos Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco
  • Liberalina Santos de Souza Gondim Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.11657632

Palabras clave:

Ensino remoto, Saúde mental, Tecnologia

Resumen

Durante o isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19, o ensino remoto passou a substituir o ensino presencial. Desta forma, o presente estudo buscou compreender a relação entre a saúde mental de professores da educação básica e o ensino remoto, bem como analisar os desafios enfrentados pelos professores para lidar com as tecnologias e descrever quais foram as estratégias utilizadas pelos professores para o cuidado a sua saúde mental. Realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo e exploratório, sobre a perspectiva quanti-qualitativa com 6 professores, que responderam a uma entrevista semiestruturada. A pesquisa foi iniciada apenas após a submissão e aprovação pelo comitê de ética do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP/PE sob o parecer com protocolo nº 5.307.582 e CAAE 55947421.4.0000.5201. A análise textual foi realizada pelo software Iramuteq por meio da Análise de Estatísticas Textuais e a Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados organizaram-se em seis classes:  Saúde mental, Relações dos professores com pais e alunos, suporte técnico e formações dos professores, Retorno no ensino híbrido, Interfaces trabalho-família e uso das tecnologias. Conclui-se que as mudanças ocasionadas pela pandemia e os desafios imposto pelo ensino remoto, trouxeram implicações na saúde mental do docente, ocasionando o agravamento de problemas como ansiedade, estresse e fadiga.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mirela Nayara Gomes dos Santos, Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

    Graduada em Letras pela Universidade de Pernambuco - UPE

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC

    Pós-graduada em Gestão Educacional pela Universidade de Pernambuco - UPE

    Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco - FACESF

  • Liberalina Santos de Souza Gondim, Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

    Doutoranda em Psicologia - Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Publicado

2024-04-20

Cómo citar

ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 E O IMPACTO NA SAÚDE MENTAL DE PROFESSORES. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33), A08 01-30. https://doi.org/10.5281/zenodo.11657632

Artículos similares

31-40 de 394

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.