A PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.13853964

Palabras clave:

Pandemia Covid-19, Desenvolvimento Infantil, Crianças

Resumen

A revisão da literatura aqui apresentada tem como objetivo analisar a produção acadêmica que trata sobre os impactos no desenvolvimento e aprendizagem das crianças ocasionados pela ausência ao ambiente escolar durante a pandemia da COVID-19. A pesquisa foi realizada em duas bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal (Redalyc), utilizando a seguinte string de busca: ("crianças" OR "Infância" AND "Pandemia" OR "Covid-19"). Seguindo os critérios de inclusão, foram selecionados 11 artigos completos, publicados entre 2020 e 2022, que abordaram o isolamento social e suas consequências, envolvem crianças e indicam mudanças em algum aspecto do desenvolvimento ou aprendizagem infantil. Conclui-se que as mudanças impostas pelo período pandêmico tiveram impactos em diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, com sentimentos variados vivenciados durante o isolamento social, relatos de alterações no sono, na alimentação, no peso e na imunidade dos pequenos, assim como mudanças comportamentais como irritabilidade, agitação e desânimo. Além disso, há prejuízos sociais, com queixas sobre a falta dos amigos e dos familiares e a vontade de reencontrá-los. Em se tratando da aprendizagem, destaca-se o uso das tecnologias digitais e de suas ferramentas e o fato das crianças criarem novas realidades, com diferentes formas de brincar, interagir e representar o cotidiano.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Letícia da Siva Freitas, Universidade Federal de Alagoas (UFAL) 

    Graduanda de Pedagogia

     

  • Noelia Rodrigues dos Santos , Universidade Federal de Alagoas (UFAL) 

    Psicóloga, Especialista em Neurociência e Educação e Mestre em Educação Brasileira. Doutoranda em Educação (UFAL/PPGE), no Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas - Campus do sertão, na área de estudo Desenvolvimento e Aprendizagem. Atua nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras, História e Geografia. Tem experiência em educação à distância nos cursos de Especialização Escola de Gestores e de graduação em Química Licenciatura (UFAL/ Campus Arapiraca) e Pedagogia (UFAL/CEDU).

Publicado

2024-09-28

Cómo citar

A PANDEMIA DA COVID-19 E OS IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), A10 01-26. https://doi.org/10.5281/zenodo.13853964

Artículos similares

151-160 de 217

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.