“A HISTÓRIA QUE OUVIU ERA VENENO”

Autores/as

  • Davison da Silva Souza Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palabras clave:

Currículo, Relações étnico-raciais, Branquitude

Resumen

Dialogar acerca da minha trajetória enquanto corpo-pronúncia em espaços educacionais/sociais que ainda veem o conhecimento produzido pelas populações negras como folclóricos e/ou inferiores em relação ao cânon brancocêntrico e eurocêntrico validado como conhecimento verdadeiro, é, por isso, uma experiência de dor e utopia. Diante disso, tenho o objetivo de compreender qual o lugar dos corpos e saberes negros/as no currículo do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-UECE). Sendo essa uma pesquisa de natureza qualitativa, que busca trabalhar com subjetividades dos/as sujeitos/as sociais, utilizo a escrevivência (EVARISTO, 2023) como operador teórico para demarcar minha trajetória, ademais, utilizo dos tipos de pesquisa: a bibliográfica e a documental, sendo a primeira um diálogo com os conhecimentos de autoras negras, tais como Bento (2022), Souza (2021), Nascimento (2022), Gomes (2022) e hooks (2021); e, em relação à segunda, coloco-me a analisar as ementas das seis disciplinas cursadas por mim no MAIE para compreender qual o lugar das relações raciais no currículo. Dentre os achados dessa pesquisa, explícita-se a ausência de referências negras no currículo, bem como a urgência de um currículo diverso que reflita outras identidades além daquela imposta pela branquitude como natural, em vistas à construção de uma educação radicalmente antirracista.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

    Formado em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, curso o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-UECE), Bolsista Funcap e atuo como professor-alfabetizador da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/CE.

Publicado

2025-01-11

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Cómo citar

DA SILVA SOUZA, Davison. “A HISTÓRIA QUE OUVIU ERA VENENO”. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D3 – 01, 2025. DOI: 10.5281/. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3007. Acesso em: 19 jun. 2025.

Artículos similares

1-10 de 119

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.