“A HISTÓRIA QUE OUVIU ERA VENENO”

Auteurs-es

  • Davison da Silva Souza Universidade Estadual do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.5281/

Mots-clés :

Currículo, Relações étnico-raciais, Branquitude

Résumé

Dialogar acerca da minha trajetória enquanto corpo-pronúncia em espaços educacionais/sociais que ainda veem o conhecimento produzido pelas populações negras como folclóricos e/ou inferiores em relação ao cânon brancocêntrico e eurocêntrico validado como conhecimento verdadeiro, é, por isso, uma experiência de dor e utopia. Diante disso, tenho o objetivo de compreender qual o lugar dos corpos e saberes negros/as no currículo do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-UECE). Sendo essa uma pesquisa de natureza qualitativa, que busca trabalhar com subjetividades dos/as sujeitos/as sociais, utilizo a escrevivência (EVARISTO, 2023) como operador teórico para demarcar minha trajetória, ademais, utilizo dos tipos de pesquisa: a bibliográfica e a documental, sendo a primeira um diálogo com os conhecimentos de autoras negras, tais como Bento (2022), Souza (2021), Nascimento (2022), Gomes (2022) e hooks (2021); e, em relação à segunda, coloco-me a analisar as ementas das seis disciplinas cursadas por mim no MAIE para compreender qual o lugar das relações raciais no currículo. Dentre os achados dessa pesquisa, explícita-se a ausência de referências negras no currículo, bem como a urgência de um currículo diverso que reflita outras identidades além daquela imposta pela branquitude como natural, em vistas à construção de uma educação radicalmente antirracista.

 

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Davison da Silva Souza, Universidade Estadual do Ceará

    Formado em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará, curso o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE-UECE), Bolsista Funcap e atuo como professor-alfabetizador da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/CE.

Téléchargements

Publié

2025-01-11

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Comment citer

“A HISTÓRIA QUE OUVIU ERA VENENO”. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D3 - 01. https://doi.org/10.5281/

Articles similaires

1-10 de 116

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.