A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DOCENTE

DA TEORIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Cyntia Maria Silva Vasconcelos Universidade de Salamanca

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.14690232

Palabras clave:

Pedagogia Universitária, Formação Docente, Relação Teoria e Prática

Resumen

Este artigo tem por objeto de estudo a Pedagogia Universitária e a formação docente e tem por objetivo principal discutir o conceito de Pedagogia Universitária na perspectiva da formação docente, tendo em vista a relação entre teoria e a prática. Para concretizar, o estudo utilizou abordagem qualitativa e o método de pesquisa bibliográfica, a partir de autores clássicos e contemporâneos, nacionais e internacionais. Como resultado foi identificado que a Pedagogia Universitária é um campo teórico estudado desde o século XIX, que necessita de um olhar sensível para transformar a realidade, já que ainda é possível encontrar nas instituições de ensino superior práticas desconexas ao pedagógico, interferindo na formação dos futuros professores.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cyntia Maria Silva Vasconcelos, Universidade de Salamanca

    Mestre em Ensino e Formação Docente

    Universidade de Salamanca

Publicado

2025-01-19

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Cómo citar

SILVA VASCONCELOS, Cyntia Maria. A PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA E A FORMAÇÃO DOCENTE: DA TEORIA À PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D14 01–19, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14690232. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3125. Acesso em: 3 aug. 2025.