MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA (RA)

POTENCIALIDADES E DESAFIOS

Autores/as

  • Andreza Rezende Silva Miranda Universidade Luterana do Brasil
  • Cleosanice Barbosa Lima Universidade Luterana do Brasil
  • Márcia Maria Siqueira Vieira Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palabras clave:

Realidade Aumentada, Educação, Tecnologias Digitais, Mediação Pedagógica, Inovação Educacional

Resumen

Este artigo explora as potencialidades e desafios da Realidade Aumentada (RA) na

mediação pedagógica, destacando sua capacidade de criar experiências de aprendizagem interativas e imersivas na sala de aula. A RA, como tecnologia emergente, sobrepõe informações digitais ao mundo real, contribuindo para a mediação pedagógica com o uso de tecnologias digitais. A metodologia de projetos alinha-se aos princípios do uso dessas tecnologias, incentivando a pesquisa e a resolução de problemas. A pesquisa qualitativa bibliográfica foi realizada em livros, periódicos e artigos científicos. Identificou-se que uma educação significativa e motivadora é alcançada quando o aluno é protagonista na construção do conhecimento. A RA, aliada à metodologia de projetos e ao uso de tecnologias digitais, apoia a tendência defendida por estudiosos da aprendizagem e do desenvolvimento humano. A união dessas ferramentas busca proporcionar uma educação mais engajadora e eficaz, respondendo às demandas educacionais contemporâneas, promovendo o protagonismo e participação ativa dos alunos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Andreza Rezende Silva Miranda, Universidade Luterana do Brasil

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA)

    Universidade Luterana do Brasil

  • Cleosanice Barbosa Lima, Universidade Luterana do Brasil

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA)

    Universidade Luterana do Brasil

  • Márcia Maria Siqueira Vieira, Universidade Luterana do Brasil

    Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA)

    Universidade Luterana do Brasil

Publicado

2025-01-19

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Cómo citar

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA REALIDADE AUMENTADA (RA): POTENCIALIDADES E DESAFIOS. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D15 01-24. https://doi.org/10.5281/

Artículos similares

1-10 de 508

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.