POSICIONAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA REDE SOCIAL X

Autores/as

  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palabras clave:

Discurso, Competência socioemocional, Educação, Mídia digital

Resumen

O objetivo central do estudo consiste em analisar posicionamentos discursivos sobre as competências socioemocionais na rede social X, investigando como esses discursos se relacionam com determinadas formas de saber, mecanismos de poder e estratégias de resistência à governamentalidade neoliberal. O aparato teórico que norteia o trabalho encontra abrigo nos Estudos Discursivos Foucaultianos. A metodologia segue a abordagem arquegenealógica. O olhar analítico efetuado sobre um corpus composto por dezessete postagens publicadas no X revelou que os posicionamentos discursivos situam-se entre a recusa e a adesão à pedagogia das competências socioemocionais e, com isso, delineiam-se o funcionamento de certos saberes, de relações de poder e estratégias de resistência à governamentalidade neoliberal

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

    Doutor em Linguística

    Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Publicado

2025-01-11

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Cómo citar

POSICIONAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA REDE SOCIAL X. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D4 01-19. https://doi.org/10.5281/

Artículos similares

1-10 de 481

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.