POSICIONAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA REDE SOCIAL X

Autores

  • Francisco Vieira da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

DOI:

https://doi.org/10.5281/

Palavras-chave:

Discurso, Competência socioemocional, Educação, Mídia digital

Resumo

O objetivo central do estudo consiste em analisar posicionamentos discursivos sobre as competências socioemocionais na rede social X, investigando como esses discursos se relacionam com determinadas formas de saber, mecanismos de poder e estratégias de resistência à governamentalidade neoliberal. O aparato teórico que norteia o trabalho encontra abrigo nos Estudos Discursivos Foucaultianos. A metodologia segue a abordagem arquegenealógica. O olhar analítico efetuado sobre um corpus composto por dezessete postagens publicadas no X revelou que os posicionamentos discursivos situam-se entre a recusa e a adesão à pedagogia das competências socioemocionais e, com isso, delineiam-se o funcionamento de certos saberes, de relações de poder e estratégias de resistência à governamentalidade neoliberal

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

    Doutor em Linguística

    Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Downloads

Publicado

2025-01-11

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Como Citar

POSICIONAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA REDE SOCIAL X. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D4 01-19. https://doi.org/10.5281/

Artigos Semelhantes

1-10 de 481

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.