A REPRESENTAC?A?O DA FELICIDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORA?NEA
Palabras clave:
Felicidade, Sociedade, Autoconhecimento, Vida autênticaResumen
Este artigo tem por objetivo analisar a representac?a?o da felicidade na sociedade contempora?nea. Na introduc?a?o, identifica no status social a principal motivac?a?o da felicidade, no entanto, mais do que atingir o status em si, a imagem que ele projeta e? o verdadeiro motivo. Assim, o status social esta? diretamente ligado a? capacidade de consumo, por isso, a propaganda de servic?os e bens explora ao ma?ximo esta ansiedade. Desta forma, a representac?a?o da felicidade como status e capacidade de consumo gera o efeito de um adoecimento psi?quico coletivo, como se tem observado em nossa sociedade com doenc?as psicolo?gicas que se tornaram epide?micas. Na primeira parte, demonstra que as sociedades grega e romana, pela visa?o dos filo?sofos, tambe?m apresentava este problema e isto resultava num feno?meno semelhante ao descrito acima. Na segunda parte, demonstra que nossa sociedade tem pouca autoconscie?ncia de suas iluso?es, por isso, utilizamos o olhar alheio para compreendermos a origem deste adoecimento psi?quico coletivo. Por fim, na terceira parte, ainda com a ajuda dos filo?sofos, especialmente Ci?cero e Se?neca, demonstra que o autoconhecimento e? o melhor meio de defesa contra esta pressa?o pelo status e pelo consumo, para tanto, formula o conceito de vida aute?ntica considerando-a como um processo dina?mico de autoconhecimento.
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