CUIDADO HUMANIZADO À PESSOA SURDA
PERSPECTIVA DO PROFISSIONAL MÉDICO
Palabras clave:
Humanização da assistência., Surdez, Perda auditiva, Barreiras de comunicação, Relações Médico-Paciente.Resumen
RESUMO
Um atendimento humanizado deve ser pautado no vínculo e acolhimento dialogado, no qual o profissional ouve e discute com o usuário suas necessidades em saúde e como melhor solucioná-las. Dessa maneira, esse artigo teve como objetivo analisar a percepção do profissional médico sobre o cuidado humanizado à pessoa surda e identificar como se estabelece a comunicação entre o profissional e a pessoa surda durante o atendimento. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em Unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Foram entrevistados dez profissionais médicos que compõem diferentes equipes de Saúde da Família. Os discursos foram analisados em consonância com o método de codificação e categorização temática proposto por Gibbs. O estudo teve aprovação do comitê de ética com CAEE de número 66913217.0.0000.5196. Cuidado humanizado à pessoa surda significa um cuidado integral, no qual é possível acolher, estabelecer vínculos, resolver as demandas, garantir os direitos desses usuários e, consequentemente, gerar satisfação. Constatou-se que a leitura labial, os gestos, a escrita, a presença do acompanhante e alguns sinais em LIBRAS foram estratégias utilizadas para estabelecer a comunicação entre o médico e as pessoas surdas. A maioria dos médicos considerou o atendimento como um cuidado humanizado, no entanto, aqueles que não avaliaram dessa maneira, justificaram devido as falhas decorrentes dos entraves na comunicação. Diante dos achados, sugere-se investimento na formação do médico e educação permanente visando a qualificação e sensibilização do profissional sobre a necessidade do cuidado humanizado nas práticas em saúde.
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