A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE

Auteurs-es

  • Rafaela de Lima Curcio Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Cristina Hill Fávero Universidade do Estado de Minas Gerais

Mots-clés :

PIBID, Docência, Formação Inicial, Pedagogia

Résumé

A investigação realizada, descrita no presente artigo teve como objetivo compreender a importância do PIDID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na formação inicial, em especial na formação do Pedagogo, bem como expor a influência do PIBID, enquanto política de formação docente. Para tal, foi desenvolvida pesquisa de cunho quantitativa e qualitativa, com grupo de 19 bolsistas partícipes do programa no ano de 2018/2020, do subprojeto da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na unidade Barbacena, do curso de Pedagogia. O cunho qualitativo refere-se a estudo bibliográfico e respostas dissertativas expostas no questionário e o quantitativo deu-se com a coleta de dados, através de meios digitais, devido ao isolamento social e o registro se fez com formulários. É sabido que cursos de graduação e licenciatura incorporam em sua grade curricular estágio supervisionado obrigatório, no entanto, fica o questionamento se apenas o estágio é suficiente na formação do licenciando. A pesquisa contribui para uma reflexão quanto às práticas do Programa Institucional de Iniciação a Docência, bem como a importância da formação continuada para reflexão pratico-teórica sobre as ações docentes na escola.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié

2020-12-21

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - I

Comment citer

A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1345

Articles similaires

31-40 de 291

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.