CULTURA AFRICANA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: COMBATENDO O RACISMO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Mots-clés :
Pibid, Geometria sona, Jogos Africanos, Jogos matemáticos.Résumé
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto que oportuniza aos licenciandos vivenciarem o cotidiano escolar, integrando teoria e prática. Nessa senda, atuamos no PIBID de uma Universidade do Estado da Bahia e desenvolvemos diversas práticas que buscaram trabalhar o ensino de Matemática numa perspectiva lúdica, contextualizada, dinâmica e crítica. Assim, objetivamos analisar as contribuições do jogo Ntxuva e da Geometria Sona para aprendizagem de conceitos matemáticos, bem como refletir sobre o racismo e a importância do respeito à Cultura Africana. Para isso, desenvolvemos duas oficinas no projeto em comemoração ao “Dia da Consciência Negra” em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, de uma Escola do Interior da Bahia, nas quais abordamos adição, simetria axial, raciocínio lógico e desenvolvimento de estratégias o significado do dia vinte de novembro, bem como refletimos sobre o racismo e a importância do respeito ao próximo independente da cor da pele, cultura, origem social e qualquer tipo de discriminação. Essas atividades foram muito exitosas e demonstraram potencialidades pedagógicas para aprendizagem de conceitos matemáticos, compreensão histórica sobre cultura Africana e, principalmente, a discussão sobre o valor histórico e cultural do “Dia da Consciência Negra”, sobretudo a necessidade se não se ter práticas comemorativas pontuais, mas que o combate à discriminação e ao racismo deve ser diário. Houve empenho e dedicação dos alunos, no desenvolvimento das atividades, ficando empolgados do recurso, bem como a utilização dos mesmos oportunizando um trabalho coletivo de apoio mutuo e socialização de conhecimento entre os educandos. Salientamos ainda, a importância de projetos como o PIBID para a formação dos licenciando e para a Educação Básica, pois permite a integração da Universidade e a escola, desenvolvendo práticas educativas promissoras e frutíferas, principalmente em projetos como o aqui relatado.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.