O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Auteurs-es

  • Michelle Marcilio Soares Faculdade de Rolim de Moura
  • Talisson Gabriel Duarte de Oliveira Faculdade de Rolim de Moura
  • Eraldo Carlos Batista Pontifícia Universidade Católica

Mots-clés :

Antidepressivo, Professor, Trabalho docente

Résumé

O adoecimento psíquico do professor quase sempre está associado às más condições de trabalho e às limitações a que ele é exposto. Apontados como uma das categorias profissionais mais propensas à depressão os professores têm cada vez buscam tratamento por meio dos psicofármacos. Diante do breve exposto, este artigo objetiva contextualizar o adoecimento docente e sua relação com o uso de antidepressivos, sendo uma pesquisa bibliográfica exploratória, para a qual se utilizou de fontes bibliográficas, nas bases de dados LILACS, SciELO e BIREME, publicados no período de 2009 a 2017, apontando o estresse ocupacional, a síndrome de Burnout e a depressão como as doenças mais recorrentes, relacionadas ao trabalho docente, o que populariza os antidepressivos como o psicofarma mais utilizado para o tratamento terapêutico. Diante dessa realidade, conclui-se que a categoria docente necessita de um olhar, daqueles que lidam com a educação, voltado à sua saúde, principalmente, no que se refere à saúde mental, o que justifica a importância deste estudo.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Michelle Marcilio Soares, Faculdade de Rolim de Moura

    Graduada em Farmácia pela Faculdade de Rolim de Moura – FSP

  • Talisson Gabriel Duarte de Oliveira, Faculdade de Rolim de Moura

    Graduado em Farmácia pela Faculdade de Rolim de Moura – FSP

  • Eraldo Carlos Batista, Pontifícia Universidade Católica

    Doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica – PUCRS

    Professor Substituto da UNIR

Téléchargements

Publié

2017-04-04

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

O USO DE ANTIDEPRESSIVOS POR PROFESSORES: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. (2017). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/25

Articles similaires

41-50 de 385

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.