A INSERÇÃO DE TABLETS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE PETROLINA-PE

UMA PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES E EDUCANDOS

Auteurs-es

  • Alexandre Gonzaga da Cruz
  • David Fernando de Morais Neri
  • Alexandre Gonzaga da Cruz

Mots-clés :

Tablet educacional, Novas tecnologias, Programa aluno conectado

Résumé

Processo que se iniciou em meados do século Passado. Este processo veio gradativamente despertando o interesse de pesquisadores acerca da forma como essas tecnologias possam ser utilizadas na escola, a fim de motivar a aprendizagem e viabilizar melhores resultados no processo de ensino. A partir dos computadores, o desenvolvimento tecnológico viabilizou o surgimento de diversos outros equipamentos que foram sendo inseridos na escola. O uso pedagógico de tablets figura na imagem popular como uma “espécie de sonho” que corresponde a uma escola do futuro, onde cada estudante tenha seu próprio equipamento e o professor possa mediar o conhecimento por meio de atividades que motivem a aprendizagem. Essa experiência é exitosa quando se considera determinadas condições, tais como, capacitação de professores, características dos equipamentos, disponibilidade de internet com qualidade e desenvolvimento de atividades que possam ser realizadas não apenas no ambiente escolar, mas fora deste. O trabalho realizado com alunos e professores da rede estadual de ensino em Petrolina-PE. inseridas no programa “aluno conectado” teve como objetivo analisar a percepção destes sobre a utilização dos tablets recebidos por meio do programa. Foi verificado que a concepção do projeto requer ajustes em pontos essenciais: capacitação de professores, concessão de equipamentos com as mesmas características dos alunos para os docentes e viabilização internet de qualidade. As deficiências nestes pontos citados traduz-se nos dados apresentados na pesquisa de campo. Os resultados mostram que os tablets não cumpriram com os objetivos principais, que eram de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem e de serem uteis dentro do processo educacional.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Alexandre Gonzaga da Cruz

    Licenciado em Matemática. Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF) Secretaria de Educação Estadual Pernambuco

  • David Fernando de Morais Neri

    Doutor em Engenharia Química e Biológica pela Universidade do Minho, Braga, Portugal

    Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

  • Alexandre Gonzaga da Cruz

    Licenciado em Matemática.

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias (UNIVASF)

    Secretaria de Educação Estadual Pernambuco

Téléchargements

Publié

2014-12-29

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

A INSERÇÃO DE TABLETS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL NA CIDADE DE PETROLINA-PE: UMA PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES E EDUCANDOS. (2014). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/266

Articles similaires

31-40 de 283

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.