FORMAÇÃO DESIGUAL DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
UMA ANÁLISE HISTÓRICA
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.13624850Mots-clés :
ensino superior, formação concentrada, desigualdadeRésumé
O ensino superior no Brasil reflete as complexas dinâmicas históricas, sociais e regionais do país ao longo dos séculos. Desde suas origens, o sistema educacional superior brasileiro evidencia uma formação concentrada, tanto geográfica quanto socialmente, refletindo desigualdades que remontam ao período colonial e persistem até os dias atuais, apesar de certa mitigação no início do século XXI. Este artigo propõe apresentar panorama histórico abrangente do ensino superior brasileiro, destacando os processos que contribuíram para sua formação desigual. A metodologia adotada baseia-se em um estudo descritivo, bibliográfico e documental, com abordagem quali-quantitativa, visando compreender os complexos mecanismos que influenciaram a concentração regional e social do ensino superior no Brasil. O embasamento teórico abrange uma ampla revisão bibliográfica, incluindo as contribuições de diversos autores, como Teixeira, Sampaio, Zotti, Martins, Durhan, Fávero, Barreyro, Saviani e Cunha, cujas análises oferecem insights valiosos sobre os processos históricos e estruturais do ensino superior brasileiro. Por meio dessa investigação, busca-se elucidar as raízes profundas da desigualdade no ensino superior brasileiro, contribuindo para uma compreensão mais abrangente e crítica das questões educacionais no país.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.