AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES

Auteurs-es

  • Tito Eugênio Santos Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Afonso Henrique Novaes Menezes Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mots-clés :

Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Avaliação

Résumé

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD), considerando as especificidades dessa modalidade de ensino. Impulsionada pelo célere desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na contemporaneidade, a EaD reconfigura as relações espaçotemporais do ensino tradicional e instaura o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como novo suporte possível para a construção coletiva/colaborativa do conhecimento. Com isso, novos desafios são apresentados à prática docente, sendo a avaliação do processo de ensino-aprendizagem um deles. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho pretende discutir: o papel das TICs na sociedade contemporânea e suas implicações na prática pedagógica; as especificidades do processo de ensino-aprendizagem na EaD, quando realizada com o auxílio de ambientes virtuais; e ainda as principais concepções de avaliação na EaD, apontando possíveis caminhos. A partir da pesquisa realizada, concluiu-se que a avaliação em EaD deve privilegiar uma abordagem mais qualitativa que meramente quantitativa, permitindo que o aluno participe de maneira ativa, crítica e consciente do seu próprio percurso de aprendizagem.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Tito Eugênio Santos Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

     

  • Afonso Henrique Novaes Menezes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Prof. do curso de Psicologia

     

Téléchargements

Publié

2014-12-29

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES. (2014). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275

Articles similaires

1-10 de 541

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s