AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Tito Eugênio Santos Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Afonso Henrique Novaes Menezes Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Avaliação

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre as principais concepções e possibilidades de avaliação relacionadas à Educação a Distância (EaD), considerando as especificidades dessa modalidade de ensino. Impulsionada pelo célere desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na contemporaneidade, a EaD reconfigura as relações espaçotemporais do ensino tradicional e instaura o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) como novo suporte possível para a construção coletiva/colaborativa do conhecimento. Com isso, novos desafios são apresentados à prática docente, sendo a avaliação do processo de ensino-aprendizagem um deles. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho pretende discutir: o papel das TICs na sociedade contemporânea e suas implicações na prática pedagógica; as especificidades do processo de ensino-aprendizagem na EaD, quando realizada com o auxílio de ambientes virtuais; e ainda as principais concepções de avaliação na EaD, apontando possíveis caminhos. A partir da pesquisa realizada, concluiu-se que a avaliação em EaD deve privilegiar uma abordagem mais qualitativa que meramente quantitativa, permitindo que o aluno participe de maneira ativa, crítica e consciente do seu próprio percurso de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tito Eugênio Santos Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

     

  • Afonso Henrique Novaes Menezes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Prof. do curso de Psicologia

     

Downloads

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES E POSSIBILIDADES. (2014). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 4(6). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/275

Artigos Semelhantes

1-10 de 541

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)