ImunoJogo – Uma experiência de ensino de Imunologia com alunos com comportamento superdotado

Auteurs-es

  • Amanda Santos Antunes Universidade Federal Fluminense
  • Fernanda Serpa Cardoso Universidade Federal Fluminense
  • Sonia Regina Alves Nogueira Universidade Federal Fluminense
  • Natan Mello Zefiro Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo Salabert Gonzalez Universidade Federal Fluminense
  • Carla Eponina de Carvalho Pinto Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.5281/

Mots-clés :

ensino de biologia, sistema imunológico, superdotação, metodologias ativas

Résumé

A pandemia causada pelo novo Coronavírus, SARS-coV-2, tem paralisado o mundo, ressaltando a importância de conhecimentos relativos à imunidade que deverão estar presentes no cotidiano das pessoas desde a educação básica. O espaço escolar deve ser local de inclusão e dentre todos os públicos atendidos aponta-se para alunos com comportamento superdotado. O trabalho (CAAE 33990120.5.0000.5289) ocorreu em um workshop realizado no ,,,, (2020), para alunos superdotados do grupo ..... – ... (...-..). O assunto abordado foi o Sistema Imunológico e as propostas de construção de ferramentas pedagógicas para um futuro aprendizado. Os alunos participantes foram instigados a solucionarem estudos de casos clínicos, a participarem de um jogo sobre o Sistema Imunológico e desafiados a produzirem um material didático que fomentasse as aulas de Ciências e Biologia.  A partir das demandas encontradas, bem como pelas sugestões trazidas pelos superdotados, tornou-se possível o aprimoramento do jogo de tabuleiro utilizado durante o workshop. Concluiu-se que alunos com superdotação, quando desafiados, tendem a se concentrar e envolver-se com a tarefa proposta, o que resultou na produção satisfatória de materiais que podem ser utilizados pelos demais alunos nas escolas do ensino básico.    

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Amanda Santos Antunes, Universidade Federal Fluminense

    Mestra e Doutoranda em Ciências e Biotecnologia -UFF

    Docente na SEEDUC-RJ

  • Fernanda Serpa Cardoso, Universidade Federal Fluminense

     Doutora em Ciências e Biotecnologia – UFF

    Docente – Departamento de Biologia Celular e Molecular – UFF

  • Sonia Regina Alves Nogueira, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Ciências - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas

    Docente - Departamento de Físico-Química – UFF

  • Natan Mello Zefiro, Universidade Federal Fluminense

     Mestrando em Microbiologia e Parasitologia Aplicadas da UFF

  • Marcelo Salabert Gonzalez, Universidade Federal Fluminense

    Doutor em Biologia Celular e Molecular - FIOCRUZ

    Docente - Departamento de Biologia Geral – UFF

  • Carla Eponina de Carvalho Pinto, Universidade Federal Fluminense

    Doutora em Biologia Molecular

    Docente – Departamento Imunobiologia – UFF

Téléchargements

Publié

2024-11-18

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiências

Comment citer

ImunoJogo – Uma experiência de ensino de Imunologia com alunos com comportamento superdotado. (2024). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(34), R03 - 01. https://doi.org/10.5281/

Articles similaires

11-20 de 504

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.