EDUCAÇÃO FÍSICA E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS E ESPORTES INDÍGENAS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.14690685

Mots-clés :

Educação Física, Indígenas, Lei nº 11.645/08

Résumé

A Lei nº 11.645/08 tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Destarte nos questionamos: como implementar essa lei com foco na história e cultura indígena no âmbito da Educação Física? Assim, objetivamos descrever uma proposta de aula que fomentou a aplicação da Lei nº 11.645/08 nas aulas de Educação Física. Justificando-se como forma de ressaltar a valorização dos conhecimentos dos povos indígenas e devido ao modo como as instituições escolares vêm discutindo tal temática ainda serem insuficientes. A proposta foi realizada em uma escola pública da cidade de Fortaleza, com alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e dividida em três momentos: Diagnóstico, em que os discentes foram questionados a partir de perguntas geradoras para dialogar com os conhecimentos que já possuíam; Vivência prática, que se deu com uma brincadeira e um esporte indígena; Dialógico, que encerrou com uma roda de conversa. Concluímos que os discentes incorporaram novos conhecimentos e desmitificaram preconceitos a partir de seus relatos.

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Biographies de l'auteur-e

  • Arliene Stephanie Menezes Pereira Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

    Doutora em Educação (UECE)

    Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

     

  • Daniel Pinto Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

    Doutor em Educação (UFC)

    Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

  • João Paulo de Oliveira Rangel, Universidade Federal do Ceará

    Mestrando no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef)

    Universidade Federal do Ceará

     

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Publié

2025-01-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Comment citer

MENEZES PEREIRA PINTO, Arliene Stephanie; PINTO GOMES, Daniel; DE OLIVEIRA RANGEL, João Paulo. EDUCAÇÃO FÍSICA E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS E ESPORTES INDÍGENAS. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 14, n. 35, p. D23 01–19, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.14690685. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/3134. Acesso em: 3 août. 2025.