EDUCAÇÃO FÍSICA E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/08 ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS E ESPORTES INDÍGENAS
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
Educação Física, Indígenas, Lei nº 11.645/08Resumo
A Lei nº 11.645/08 tornou obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. Destarte nos questionamos: como implementar essa lei com foco na história e cultura indígena no âmbito da Educação Física? Assim, objetivamos descrever uma proposta de aula que fomentou a aplicação da Lei nº 11.645/08 nas aulas de Educação Física. Justificando-se como forma de ressaltar a valorização dos conhecimentos dos povos indígenas e devido ao modo como as instituições escolares vêm discutindo tal temática ainda serem insuficientes. A proposta foi realizada em uma escola pública da cidade de Fortaleza, com alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e dividida em três momentos: Diagnóstico, em que os discentes foram questionados a partir de perguntas geradoras para dialogar com os conhecimentos que já possuíam; Vivência prática, que se deu com uma brincadeira e um esporte indígena; Dialógico, que encerrou com uma roda de conversa. Concluímos que os discentes incorporaram novos conhecimentos e desmitificaram preconceitos a partir de seus relatos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.