FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA E PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM ESCOLAS DO ALTO OESTE POTIGUAR, RN.

Auteurs-es

  • Bárbara Gabriella da Silva Paiva Universidade do Estado do Rio Grande Norte Campus avançado Pau dos Ferros, UERN-CAPF
  • Rosalvo Nobre Carneiro Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-3468-5194

DOI :

https://doi.org/10.5281/

Mots-clés :

Autismo, Formação de Professores, Geografia

Résumé

Na educação contemporânea, há uma necessidade de compreender a formação de professores de Geografia e as práticas docentes mediante a inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Logo, neste estudo, objetiva-se analisar a formação docente e as práticas adotadas por professores de Geografia em escolas públicas de Ensino Fundamental na região do Alto Oeste Potiguar, RN, no que diz respeito à inclusão de alunos diagnosticados com TEA. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa, valendo-se dos procedimentos bibliográficos e da pesquisa de campo, com aplicação de questionário para professores e observação de suas aulas. Os resultados indicam a fragilidade da formação nos cursos de licenciatura, de modo que os professores saibam lidar com alunos com TEA em sala de aula nas escolas. Conclui-se que este é um tema pouco explorado, que precisa de mais estudos, além de organização curricular das graduações para a inclusão desse panorama.

 

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Bárbara Gabriella da Silva Paiva, Universidade do Estado do Rio Grande Norte Campus avançado Pau dos Ferros, UERN-CAPF

     Mestranda em ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande Norte Campus avançado Pau dos Ferros, UERN-CAPF

  • Rosalvo Nobre Carneiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Pós-doutorado em Didática da Geografia (UFPI)

    Docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

     

Téléchargements

Publié

2025-01-19

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Comment citer

FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA E PRÁTICAS INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO EM ESCOLAS DO ALTO OESTE POTIGUAR, RN. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D20 01-21. https://doi.org/10.5281/

Articles similaires

1-10 de 537

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.