PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

IMPORTÂNCIA NA EFETIVAÇÃO DA MODALIDADE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS REGULARES

Auteurs-es

  • Ana Centro de Educação Especial Inclusiva (CREI)

DOI :

https://doi.org/10.5281/

Mots-clés :

Educação Especial, Educação Inclusiva

Résumé

A educação especial é uma modalidade educacional que está sendo implementada no Brasil através da Constituição Federal do Brasil (1988) e especialmente descrita na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB - 9394/96) desde a década de 90, perpassando por todos os níveis de escolaridade. A partir de 1950, o mundo inicia a viabilização da educação especial com os Princípios que norteiam esse processo educacional: Princípios da Normalização, da Integração e da Inclusão. Esse artigo vem discutir e compreender como os Princípios da educação especial foram e é importante para compreendermos melhor a educação especial dentro das escolares regulares, a conjuntura social em que ela foi criada e que sua área de atuação. É inegável que a escola regular passa por transformações que vão além da entrada dos alunos com deficiências e transtornos do espectro autista na comunidade escolar. A permanência e o aprendizado destes estudantes no ambiente escolar precisam ser consumados.

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Biographie de l'auteur-e

  • Ana , Centro de Educação Especial Inclusiva (CREI)

    Doutora em Educação

    Centro de Educação Especial Inclusiva (CREI)

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Publié

2025-01-12

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Educação e práticas educativas em múltiplos contextos - um dossiê interdisciplinar

Comment citer

PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: IMPORTÂNCIA NA EFETIVAÇÃO DA MODALIDADE EDUCACIONAL NAS ESCOLAS REGULARES. (2025). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(35), D6 01-22. https://doi.org/10.5281/

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