INCLUSÃO PROFISSIONAL DE JOVENS APRENDIZES A PARTIR DE UMA EMPRESA JÚNIOR

Auteurs-es

  • Celi Langhi CEETEPS
  • Helena Germignani Peterossi CEETEPS
  • Sirlei Rodrigues do Nascimento CEETEPS

Mots-clés :

Inclusão profissional., Aprendizagem significativa., Empresa Júnior.

Résumé

A implantac?a?o de propostas pedago?gicas baseadas em projetos compati?veis com a realidade atual, onde a criatividade e inovac?a?o sejam aguc?adas, pode ser uma das estrate?gias para promover a inclusa?o profissional de jovens aprendizes de forma que ingressem em carreiras profissionais de forma assertiva, conforme suas vocac?o?es. Este artigo propo?e um estudo de caso sobre a implantac?a?o de uma Empresa Ju?nior num curso te?cnico integrado ao ensino me?dio, em uma escola pu?blica localizada no Estado de Sa?o Paulo. Os resultados indicaram que a partir da participac?a?o em diversos projetos da Empresa Junior, os alunos se sentiram melhor preparados para ingressarem no mercado de trabalho.

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Biographies de l'auteur-e

  • Celi Langhi, CEETEPS

    Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional (CEETEPS)

  • Helena Germignani Peterossi, CEETEPS

    Doutora em Metodologia do Ensino (UNICAMP)

    Professora do Programa de Mestrado em Educação Profissional (CEETEPS)

  • Sirlei Rodrigues do Nascimento, CEETEPS

    Mestranda em Educação Profissional (CEETEPS). Professora (CEETEPS)

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Publié

2019-03-27

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação

Comment citer

LANGHI, Celi; PETEROSSI, Helena Germignani; NASCIMENTO, Sirlei Rodrigues do. INCLUSÃO PROFISSIONAL DE JOVENS APRENDIZES A PARTIR DE UMA EMPRESA JÚNIOR. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 71–85, 2019. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/442. Acesso em: 2 août. 2025.