INCLUSÃO EDUCACIONAL

DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES

Auteurs-es

  • Rosália Maria Netto Prados CEETEPS
  • Carlos Vital Giordano CEETEPS
  • Débora Bernardi Gradjean-Thomsen UMC

Mots-clés :

Discursos Político-Educacionais;, Educação Especial;, Inclusão Educacional

Résumé

Neste artigo propõe-se uma discussão sobre os discursos político-educacionais de inclusão para uma análise do trabalho desenvolvido em classes hospitalares, em que se caracteriza o atendimento pedagógico-educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, na circunstância de internação, na circunstância do atendimento em hospital ou atendimento pedagógico domiciliar.Nesse contexto, o acompanhamento pedagógico é considerado como uma estratégia de intervenção que auxilia alunos com demandas específicas no âmbito da aprendizagem, frente a situações adversas, mediante um planejamento individualizado, a fim de se identificar caminhos de aprendizagem para cada sujeito. Esta pesquisa teve como objetivos, descrever o histórico das políticas educacionais de inclusão; abordar as formas de suporte educacional oferecidas em classes hospitalares e em atendimentos pedagógicos domiciliares. O método, de abordagem qualitativa, constituiu-se de entrevista semiestruturada a professores e gestores dessa modalidade educacional. Verifica-se que a organização das classes hospitalares e dos atendimentos pedagógicos domiciliares, em conexão com as escolas regulares, torna-se essencial quando se entende que o aluno-paciente é um ser individual, livre, ativo e social, exposto a uma situação adversa, que necessita estar amparado por profissionais capacitados para conseguir prosseguir com seu processo de aprendizagem.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Rosália Maria Netto Prados, CEETEPS

    Doutora em Semiótica e Linguística Geral (USP)

    Professora do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS)

  • Carlos Vital Giordano, CEETEPS

    Doutor em Sociologia (PUC-SP)

    Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional (CEETEPS)

  • Débora Bernardi Gradjean-Thomsen, UMC

    Mestre em Políticas Públicas (UMC)

     

Téléchargements

Publié

2019-03-27

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático Inclusão escolar: políticas públicas, demandas e sua efetivação

Comment citer

INCLUSÃO EDUCACIONAL: DISCURSOS POLÍTICO-EDUCACIONAIS E DESAFIOS DAS CLASSES HOSPITALARES. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(18), 103-122. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/444

Articles similaires

31-40 de 452

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.