A AVALIAÇÃO DE PROFESSORES COMO POLÍTICA DE VIGILÂNCIA E DE RECENTRALIZAÇÃO DO PODER E CONTROLO EM EDUCAÇÃO

Auteurs-es

  • Henrique Pereira Ramalho Escola Superior de Educação de Viseu - Portugal

Mots-clés :

Avaliação de professores, Paradigma instrumental, Controlo e vigilância, Cultura da performatividade

Résumé

O ensaio agora apresentado introduz a avaliação do desempenho de professores no debate de algumas das mais importantes mudanças que têm ocorrido ao nível da condição e da carreira docentes. Com a condição de não acrescentar um discurso a tantos outros e muito menos desenvolver um discurso de meta-avaliação, mas de tentar reinterrogar e ressituar, em perspetiva mais plural, o que se diz e faz da avaliação dos docentes, este ensaio concretiza um exercício de análise de alguns dos eixos decorrentes do registo epistemológico de feição objetivista e instrumental. Fá-lo relativamente aos sentidos, significados e utilidades da avaliação do desempenho de professores, dada a sua suscetibilidade para influenciar a compreensão da avaliação do desempenho docente e desenvolver algumas pistas para a discussão das atuais políticas de avaliação de professores, segundo três alinhamentos de análise: i) sobre o registo epistemológico instrumental da avaliação do desempenho docente: uma nova estratégia ideológica de controlo e vigilância em educação; ii) princípios organizadores e pré-ordenativos da ação docente: habituação, tipificação e instituição; iii) a avaliação como cultura da performatividade e instrumento de extensão da planificação socioeconómica e o desempenho dos professores com efeito de black box do sistema.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Henrique Pereira Ramalho, Escola Superior de Educação de Viseu - Portugal

    Professor Adjunto

    Coordenador da Área Disciplinar de Ciências da Educação

    Departamento de Psicologia e Ciências da Educação

Téléchargements

Publié

2016-06-13

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

A AVALIAÇÃO DE PROFESSORES COMO POLÍTICA DE VIGILÂNCIA E DE RECENTRALIZAÇÃO DO PODER E CONTROLO EM EDUCAÇÃO. (2016). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 6(10). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/50

Articles similaires

141-150 de 522

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.