REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LAÇO SOCIAL DO PROFESSOR
(IM) PASSE FRENTE O ALUNO MARCADO PELO FASCÍNIO E O ESTRANHO
DOI:
https://doi.org/10.5281/Palavras-chave:
representação social, educação, estranho, inclusãoResumo
O presente artigo recorte da tese de doutorado fundamentada nos pressupostos epistemológicos e teórico-metodológicos da teoria das representações sociais, recebeu o parecer Aprovado pelo Comitê de Ética,sob o número de protocolo 5.192.763 e CAAE 49231421.7.0000.0057.Traz abordagem de cunho qualitativo tendo como objeto de estudo, o encontro do professor com o “aluno-estranho” na sala de aula. Em relação à categoria “aluno-estranho”, explicitamos que nesta pesquisa refere-se a possíveis manifestações: alunos com deficiência (intelectual,física, sensorial) dentre outros. Os objetivos são: apreender as representações sociais de professor acerca do “aluno-estranho” na sala de aula, e a sua implicação sobre a fala e a escuta com vistas a trazer para a familiaridade o que lhe é estranho que possa apontar para um saber fazer referente;identificar o que o professor nomeia de “estranho” na sala de aula e suas vicissitudes na relação educativa; escuta ao professor na sua formação pedagógica sobre o fenômeno do estranhamento; analisar arelevância do processo de apreender as representações sociais de professor sobre o “aluno-estranho” no cotidiano da sala de aula. Os dispositivos utilizados para a colheita foram a entrevista e desenho. Participaram da pesquisa via Google Meet quatro docentes do ensino fundamental (anos finais) e o lócus, uma escola pública estadual. A análise foi baseada nos fundamentos teóricos da Análise de Discurso pecheutiana. E os resultados desvelam que as falas estão ancoradas em representações sociais que versam sobre formação especializada, despreparo da escola, ausência da família, escuta ao professor, “aluno-estranho”, dificuldade do professor no processo de ensinar e aprender. O estudo em suas conclusões aponta para um processo formativo que possibilite ao professor a escuta com vistas a desvelar um novo estilo de que seja possível entranhar o discurso e encontrar um jeito novo desejante de olhar esse aluno na sua singularidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.